Grupo Conak

Dicas Conak

Dicas de Iluminaçao com a Arquiteta Mayara Favaretto

A nossa amiga e parceira Mayara Favaretto é arquiteta especialista em iluminação. Pedimos para Mayara elaborar algumas dicas para você não errar na hora de iluminar seus ambientes.

A iluminação artificial dentro dos espaços tem um papel fundamental no desempenho dos usuários. Assim como diversos outros projetos de interiores, planejar a iluminação é essencial para oferecer mais conforto no dia-a-dia das pessoas.

1 dica: pensar previamente na iluminação, trata-se de um item essencial de projeto, deve ser planejado desde o começo, juntamente com o gesso, mobiliário e demais projetos.

2 dica: o que você pretende com aquele espaço que irá iluminar (cozinhar, trabalhar, estudar, ler e/ou recebe amigos). Se projete nos ambientes de modo a imaginar o que habitualmente faria enquanto ocupa aquele espaço.

3 dica: a “cor de luz” é um item de extrema importância. Trata-se da sensação que irá causar ao iluminar aquele lugar. A temperatura de cor, o termo que define a cor a ser oferecida por uma determinada lâmpada, tem uma variação usualmente entre 2400k a 6500k. Para ficar mais fácil, definimos basicamente três tipos: quente, neutra e fria. A quente, que fica em torno de 3000k, traz a sensação de relaxamento, calma e sossego, muito utilizada em salas de estar e espaços decorativos. A neutra, como o próprio nome diz, é muito utilizada para espaços multiusos, onde vários tipos de atividades podem ser desenvolvidas. E por último, a fria, muito utilizada em espaços onde precisamos de maior concentração, de precisão, geralmente em espaços de trabalho, cozinhas e banheiros.

Lembrando sempre que habitualmente seguimos esse padrão, mas que tudo pode variar conforme as necessidades de cada usuário.

4 dica: use lâmpadas de qualidade, busque por marcas que realmente firmam o compromisso de entregar um produto com eficiência comprovada. Muitas vezes uma lâmpada mais barata pode consumir mais energia e trazer malefícios ao usuário, especialmente quando utilizados em espaços de trabalho. Um bom exemplo são as fitas de LED, quando possui apenas papel decorativo, seu impacto negativo é relativamente baixo, mas em situações onde você pretende iluminar bancadas de cozinha, espelhos de banheiro ou até mesmo mesas de trabalho, não hesite em buscar um produto que realmente irá atingir o grau de iluminamento necessário.

Curtiu as dicas da Mayara?

Ficou com alguma dúvida?

Siga no instagram @mayarafavaretto.arq

Sigam também o Grupo Conak nas redes sociais pra ficar sabendo de todos nossos empreendimentos e das ótimas oportunidades de negócio.


Fonte:

Compartilhe: