Grupo Conak

Dicas Conak

Você sabe escolher a tinta certa para cada tipo de parede?

Fim de ano chegando, começa a corrida para deixar a casa mais bonita para as festas. Uma das ações mais buscadas nessa época é a pintura dos ambientes internos. Mas você sabe escolher a tinta certa para cada tipo de parede?

Antes de decidir é preciso levar em consideração fatores como secagem, cheiro, manutenção, limpeza e local de aplicação. E para lhe ajudar nessa missão, listamos os principais tipos de tintas, suas características e aplicações.

- Látex PVA: Tinta fabricada à base de água, com acabamento fosco, não apresenta cheiro forte e possui secagem rápida. Não é resistente à água e ao sol, por isso é indicada para aplicação em paredes internas, tetos e áreas secas que dispensam manutenção constante.

- Tinta acrílica: Também é uma tinta de secagem rápida e solúvel em água, seu diferencial são as resinas acrílicas que lhe conferem impermeabilidade e o odor acentuado. É ideal para pinturas externas e utilização em áreas internas molhadas, como cozinha e banheiro. No mercado são encontradas três opções de acabamento: fosco, semibrilho ou acetinado. Quanto mais brilhoso for o acabamento, mais evidentes ficam as irregularidades do reboco ou massa corrida.

- Esmalte Sintético: Pode ser fabricada a base de água ou sintética. Aplicado em superfícies de madeira e ferro, o esmalte sintético possui alta resistência e pode ser usado em áreas externas com incidência de sol e chuva. Seu acabamento mais comum é brilhante ou acetinado, mas também pode ser encontrado na versão fosca.

- Superlaváveis: São tintas solúveis em água, com acabamento acetinado, de fácil aplicação e baixo odor. Possui uma grande resistência a limpeza com água e, por isso, são indicadas para ambientes com grande tráfego de pessoas, como comércios, escritórios e áreas infantis.

- Inodoras: Com secagem rápida, são tintas à base de água e que podem ser encontradas com acabamentos fosco ou acetinado. Perdem o odor em até 3 horas e por isso são utilizadas em reformas rápidas.

- Tintas Epóxi: Possui grande durabilidade e resiste a produtos químicos, ação do tempo e umidade. Por isso, é uma excelente escolha para cozinhas, banheiros e até mesmo piscinas. Se a ideia é pintar pisos e azulejos tenha cuidado, pois, ao ser aplicada em superfícies muito lisas, a tinta epóxi perde resitência.

- Tintas para texturas: A criatividade está solta e você quer fazer texturas na parede? No mercado existem opções variadas para transformar a parede em elemento decorativo de destaque de um ambiente. Os efeitos podem variar do grafiato, chapiscado, espatulado, marmorizado ou mesmo o aspecto de cimento queimado.

Agora que você já conhece diversas opções de tintas para o seu projeto, que tal deixar a criatividade solta e mudar aquele cômodo especial da casa?

Fonte: Grupo Conak

Compartilhe: